quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ana Júlia recebe professores e suspende multa

A governadora Ana Júlia Carepa determinou a suspensão da execução da multa aplicada ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública no Pará (Sintepp) pela Justiça do Pará, em virtude da abusividade da greve que paralisou as escolas estaduais por mais de 40 dias. No entanto, ela solicitou o compromisso dos professores com a reposição das aulas para o cumprimento do calendário letivo de 2009. Com a decisão, a governadora atendeu ao pedido de uma comissão de 39 professores, recebida no Palácio dos Despachos na noite desta terça-feira (7).

"Tenho uma história ligada ao movimento sindical e respeito a atuação dos sindicatos e sua autonomia. Tanto que assinei acordos com a Intersindical nesses dois anos. Nunca um governador tinha feito isso. Decidi suspender a execução das multas ao Sintepp, mas me preocupo com a reposição das aulas. Os jovens estudantes já enfrentam dificuldades e não podemos criar mais uma", frisou. Ana Júlia Carepa também definiu a criação de um canal de diálogo permanente com os trabalhadores da educação, a partir da Casa Civil. "Entendo que é necessária essa aproximação, e estamos abertos ao diálogo. Por isso, eu mesma pedi essa reunião", acrescentou.

Avanços - Representante do Sintepp, o professor Cosmo Cabral reconheceu avanços na relação do governo do Estado com os trabalhadores da educação. "Estamos assistindo a um ato histórico. Estamos no movimento sindical há 20 anos e nunca tivemos um contato direto com nenhum governador. É verdade que o governo também criou, junto com o Sintepp, grupos de trabalho para discutir a situação da educação, temas importantes como a municipalização, a gestão democrática nas escolas, o sistema de ensino modular, que foi totalmente sucateado em anos anteriores, e o Plano de Cargos e Salários, que é o que vai trazer de volta a auto estima dos trabalhadores. É preciso manter essas discussões", afirmou.

A governadora informou aos professores que a ordem foi para que o pedido de suspensão da execução seja feito imediatamente. O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Belém, Marco Antônio Lobo Castelo Branco, tinha fixado multa de R$ 20 mil ao Sintepp, por dia de paralisação, por descumprimento da ordem judicial que determinou a ilegalidade da greve dos profissionais de educação. Mas caberia ao governo do Estado pedir a execução ou não da multa. (Agência Pará)