quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Marte no céu Luziense?

Marte do tamanho da Lua? Se acontecesse, nós estaríamos encrencados...


Você já deve ter recebido esse e-mail. Se ainda não recebeu, talvez seja só questão de tempo. Desde 2003 o boato vem se espalhando – principalmente no mês de agosto. A mensagem diz que o mundo inteiro irá ver. Marte vai ficar tão grande quanto a Lua Cheia à meia-noite do dia 27 de agosto. E se você perder esse espetáculo da natureza, jamais verá outro igual em vida.
Uma oposição pode acontecer em diferentes pontos da órbita marciana. Nos melhores Marte pode ficar a 55 ou 56 milhões de quilômetros da Terra.

Nem tão perto... Marte é um planeta vizinho da Terra. Sua órbita é maior e envolve a órbita terrestre. Marte se move mais lentamente que o nosso mundo e por isso leva quase dois anos para completar uma volta ao redor do Sol. Por causa disso, a cada 26 meses, aproximadamente, a Terra alcança e ultrapassa Marte. Na Astronomia, esse encontro é chamado de “oposição ao Sol” (ou simplesmente “oposição”), porque para ver Marte devemos olhar na direção oposta à nossa estrela: quando o Sol se põe no Oeste, o planeta nasce a Leste e quando é meia-noite, Marte atinge sua altura máxima no céu. Numa oposição de Marte, esse planeta, a Terra e o Sol ficam praticamente alinhados. Mas nem todas as oposições marcianas são iguais. Como as órbitas da Terra e principalmente de Marte não são círculos perfeitos, esse encontro pode se dar a diferentes distâncias.Tipicamente, numa oposição bem favorável, a distância entre Terra e Marte fica entre 55 e 56 milhões de quilômetros. Parece muito mas, em média, Marte fica a mais de 200 milhões de quilômetros da Terra.

VISÃO MEDONHA... Para que ficasse do tamanho da Lua Cheia, Marte teria de se aproximar ameaçadoramente a vida no planeta Terra.

Cratera lunar... A melhor oposição de Marte foi em 27 de agosto de 2003 (isso mesmo: 2003). Naquela ocasião o “encontro” Terra-Marte foi a 55,7 milhões de quilômetros. Outra dessas nem pensar – só depois do ano 2200. Por enquanto, comparando a distância de Marte de uma oposição para outra, ela só vem aumentando. Mas é claro que em ano de oposição Marte se aproxima e fica, portanto, maior. Mas quão grande? Se imaginarmos que de um horizonte a outro contamos 180 graus na abóbada celeste, a Lua Cheia terá cerca de ½ grau de diâmetro. Na oposição de 2003, Marte atingiu os 25 segundos de arco – isso é 72 vezes menor que a Lua Cheia (meio grau tem 1800 segundos). Então, se Marte não chegou nem perto do tamanho da Lua na melhor das oposições, por que ficaria agora? Pergunte a quem espalhou o boato! Alguém que, no mínimo, se confundiu todo com a matemática. A informação correta seria: “em 2003, Marte ficou com 25 segundos de arco, o tamanho de uma cratera da Lua, sendo observável com uma pequena luneta”.

Próxima oposição... A mensagem de e-mail dizendo que Marte ficará do tamanho da Lua Cheia (uma bobagem sem tamanho!) continua circulando, praticamente idêntica a de 2003. É claro que corrigiram o ano. Mas só o ano, a data continua se repetindo, embora, não haverá oposições em agosto por muito tempo. A próxima oposição de Marte será em 2010, mas no dia 29 de janeiro e não 27 de agosto! Nessa ocasião, o Planeta Vermelho estará com 14 segundos de arco de diâmetro. Marte só começa a se aproximar cerca de um ano antes. O diâmetro do planeta está em segundos de arco e a distância em Unidades Astronômicas, ou U.A. (1 U.A. é a distância média Terra-Sol).

DOCE REALIDADE... Mesmo numa oposição exepcional, Marte não passa de um ponto de luz perto do brilho extenso da Lua. Diagrama original de Sky & Telescope: Rick Fienberg.

Pense de novo... Tudo parece um sonho. Ver Marte nascendo do tamanho da Lua, com uma luz avermelhada muito mais intensa que a de um eclipse lunar total. Mas acredite: é bem melhor realizar esse desejo a bordo de uma nave espacial a caminho do planeta. Para ficar tão grande, Marte teria de estar perto demais. A Lua é 9 vezes mais leve e 8 vezes menos volumosa que Marte. Se o Planeta Vermelho ficasse tão grande e próximo, sua força gravitacional, somada a da Lua, ergueriam marés violentas o bastante para inundar nossas cidades costeiras duas vezes por dia. Pense de novo. Parece mais um pesadelo ver Marte do tamanho da nossa Lua.

Fonte: JOSÉ ROBERTO V. COSTA
Astronomia no Zênite

Liguei hoje de manha para o Planetário do Pará da UEPA (Naldo Blandtt), e quando fui atendido a recepcionista foi logo me informado, sem nem mesmo me apresentar ou perguntar alguma coisa: é o maior boato do ano, no dia que o planeta Marte a aparecer no céu da Terra do tamanho da Lua, pode reza, o mundo vai se acabar (eu rir um pouco), e a pessoa me informou que já recebeu de ontem até hoje as 11:39 h da manha (26 de agosto), 1437 ligações de pessoas do quatro cantos do Pará perguntando se isso era mesmo verdade.

Então gente, não esperem Marte hoje a noite, só poderemos vê-lo a olho nú, como a estrela Dalva, que sempre foi e espero que nosso Deus permita que continue assim.