quinta-feira, 30 de abril de 2009

UM FUTURO POSS[IVEL CONTRA AS MENTIRAS DA ILU'SÃO

Santa Luzia do Pará município localizado no nordeste paraense a 200 km da Capital Belém, as margens da rodovia BR 316, emancipado pol[itio-administrativamente do munic[ipio de Ourém, foi durante 12 anos, até 2004, palco de domínio político da Oligarquia da família Oliveira Aires.
A oligarquia, fam[ilia encravada com a prática coronelista, na microrregião guamá municípios do entorno de Santa Luzia do Pará.
Usaram os ex-prefeitos Juraci (já falecido) e Nato Costa (casado por eles na gestão Adamor Vereador presidente da Câmara Municipal), seus potenciais aliados, que facilitaram com suas ignorâncias políticas, o enriquecimento da família do esperto Adamor, rabula da política e crápula do judiciário, manipulador de seus seguidores, mas que depois de 12 anos foi derrotado pelo PT e pelo Prefeito Louro.
Duas disputas, duas derrotas, a eles não interessa que a simplicidade e a honestidade de Louro se sobeponha à sua ganância. Hoje o município tem 70% do funcionalismo concursado, os salários em dia e a Prefeitura têm as contas pagas, mesmo com a atual crise econômica, onde os recursos or;amentários e financeiros diminuiram mais de 40% nos primeiros quatro meses de 2009 em comparação com o mesmo período de 2008, mesmo assim a prefeitura e o governo municipal com muita competência está pagando suas contas em dia.
A oposção irresponsável ataca e critica o governo num momento de inverno muito forte, onde diversos municipios do nordeste e do Pará estão em situação de calamidade pública, onde a crise econômica internacional diminui o repasse dos recursos federais, e estes adversários confundem a opinião pública denunciando falhas da administração municipal.
Enquano isso o governo municipal lança no próximo dia 13 de maio o programa de microcrédito solidário e a agência do CREDPARÁ, estamos assinando convênio com a UFPa e o departamento de INCUBADORA DE COOPERATIVAS para acompanhar a formação e qualificação Profissional de 500 pessoas e este ano vamos inanugurar o novo modelo de desenvolvimento sustentável e solidário, realizando a I EXPOSIÇÃO SOLIDÁRIA.
Incnetivando o Cooperativismo, dando oportunidades para as pessoas mais pobres, beneficiando as pessoas com os programas sociais, incentivando o empreendedorismo e o cooperativismo, vamos mostrando que uma nova economia acontece, como diz o Secreetário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer: "o único setor da economia brasileira que não sentiu os impactos da crise foi a economia solidária, este ano mais de 40.000 financiamentos de microcrédito".
Neste caso o papel do município é o de incentivador e indutor do desenvolvimento, os protagosnistas são os micro-empreendedores organizados em cooperativas. A experiência que estamos iniciando deve ser discutida por toda a sociedade, vamos trocar o empreguismo por oportunidades e formação de um novo mercado fundado na solidariedade.
Estamos negociando com a Governadora Ana Júlia os recursos das emendas dos Deputados Lúcio Vale e e Beto Faro, referenrtes ao Ginásio de esportes e Campo de futebol. Os demais projetos como o calçadão segunda parte e a orla do Caeté estão sendo liberados.
É hora de vencer o atrazo e pensar um futuro de dignidade e cidadania para nosso povo. Muita Solidariedade e Viva o Socialismo.
Raimundo NOnato Guimarães