sexta-feira, 1 de maio de 2009

Como se fosse um RE X PA

O ex-governador Hélio Gueiros com sua fala cabocla e em seus programas de rádio costu,ava comparar a paixão pela política e as disputas partidárias e eleitorais como se fose o eterno confluto da disputa entre o Remo e o Paissandu.
Existe na crendice nacional, dos apaixonados pelo futebol, e em particular os tercedores do FLAMENGO a seguinte estória: Em cada Vilarejo do Brasil, por menor que seja, sempre haverá uma Igreja, um pastor, uma escola e um torcedor do Flamengo.
Estas metáforas servem para ilustrar a paixão política de Santa Luzia do Pará? uns são 13 e outros são 22. Analisemos esta polarização na co-relação de forças políticas do Pará e do Brasil: O Presidente Lula é do PT (13), o Vice Presidente José de Alencar é do PR (22), a Governadora Ana Júlia é do PT (13) e se u vice Odair Corrêa -e do PSB (40), em ambos os casos, o PR 22 é aliado do Governo do PT, mas em Santa Luzia o PR é frontalmente advwersário do PT e do Prefeito Louro. Nos perguntamos como será a posição e o palanque destes políticos nas eleições de 2010.
Ana Júlia é candidata do PT a re-eleição, o PR neste momento é aliado e deve vir em apoio à governadora e o PT, e o palanque? O Deputado Adamor do chamado G8 que já foi g10 e seu grupo político Luziense vai estar no palanque do PT e da governadora? Em eleições passadas este pessoal do 22 chamava a governadora dos piores nomes, não vale a pena citarmos palavrões neste blog, assim como atacavam o PT e Lula de corruptos, ladrões e adjetivos os piores possíveis, mas neste momento da conjuntura buscam cargos de assessorias e empregos para os seus cupinchas, são base de apoio do PT e da governadora e do Presidente LULA.
No cotidiano da política municipal, os partidários do 22 têm uma prática de eternamente estarem se preparando para cassar o Prefeito Louro, passados os primeiros quatro anos do governo de Louro e do PT, foram processos, ameaças de CPIs, denúncias na imprensa (jornal liberal), perseguições, o que conseguiram foi perder a direção da Câmara Municipal para a Vereadora do PT. Agora no segundo mandato de Louro re-eleito, foram quatro processo na Comarca de Ourém, o PT e o prefeito Louro ganharam todos os quatro, recorreram para a instância Estadual, e tiveram um processo de propaganda extemporânea. todo cheio de falhas, que não comprova que o governo fez propaganda institucional com fins eleitorais fora do prazo, o que significa que não foi utilizado logomarca do governo de todos após o dia 03 de julho de 2008, mas eles se preparam, se articulam, vendem fazenda para arrumar dinheiro, animam sua torcida dizendo que desta vez vão cassar o prefeito Louro.
Queremos dizer ao povo Luziense e às pessoas sérias e de bem deste município, que a Justiça Eleitoral e os magistrados são pessoas sérias e honestas, que o PT têm advogados competentes, que o Governo Municipal e o Prefeito Louro são instituições ´serias e honestas, que vamos ganhar novamente na instância Estadual, que não adianta eles amaeaçarem, quererem comprar juizes, pois seu tempo de ditadura oligarquica está chegando ao fim. Este povo do 22 não controla mais juizes, promotores, delegados, policiais, que chegou o tempo de justiça, tempo de transparência e tempo de honestidade e paz.
Vamos fazer da política um instrumento de oportunidades para buscar qualidade de vida para o povo luziense, ultrapassar os mecanismos da perseguição, da mentira e da violência. aprender fazer oposição, propor projetos e políticas públicas que promovam o desenvolvimento municipal, que possibiletem novas perspectivas futuras de cidadania, emprego, trabalho e renda para nosso população mais pobre.
É hora de solidariedade, e o PT vai continuar lutando pra melhorar a vida de nossa gente.
Nonato Guimarães