terça-feira, 12 de maio de 2009

O MOVIENTO SOLIDARIEDADE É CULTURA














A ESCOLA E O CAIPIRA

Caipira (palavra tupi que significa tímido, envergonhado) originoou-se do casamento de Índios com brancos. Podemos reconhecer o caipira, que geralmente é lavrador, pequeno agricultor, camponês,por alguns sinais bem típico:o gosto de andar descalço ou com um simples chinelos;comer ou conversar de cócoras; o gosto pela música sertaneja(aquela que canta sua terra, seu rios, costumes,folclore,suas lendas,seus cantos,enfim,o seu Sertão).
No mês de junho falam muito no caipira e em seus costumes, mas a mensagem que fica é uma mensagem desqualificada da realidade, muitas vezes dentro da escola passa despercebido, vejamos; a escola trabalha com seus alunos a importância de uam dentição saudável, mas enaltece o dente cariado ou a falta de dentes ao retratar o caipira nas festas juninas. Isso é no mínimo,incoerente sem falar no desrespeito à familia, ao delegado, ao padre a ao matrimônio, quando representa o "casamento na roça". No meio rural nada acontece:o caipira nunca vai a festa com sua pior veste.Não entra em ambiente fechados usando chapeu.
Seria importante esclarecer a sociedade que estas são representações artificiais incorretas, nas quais o padre, o juiz,o delegado e o relacionamento homem-mulher são ridicularizados. A sociedade a escola deve ensinar o respeito às diferenças, à diversidade cultural e a valorizar a população rural