terça-feira, 2 de março de 2010

NOTICIAS DO JORNAl o globo

Eleições 2010
Em busca de estratégia, tucanos vão aproveitar festa em Minas para tentar criar fato em torno de Serra e Aécio
Publicada em 02/03/2010 às 00h03m Jornal O Globo
Gerson Camarotti, Adriana Vasconcelos e Wagner Gomes
-BRASÍLIA e SÃO PAULO - Diante da queda das intenções de votos no governador José Serra na disputa presidencial, a cúpula do PSDB já prepara dois movimentos: um para acabar com as dúvidas em torno da candidatura do paulista e outro para tentar assegurar o governador mineiro, Aécio Neves, como vice na chapa. A oposição pretende aproveitar a cerimônia de inauguração da nova sede do governo de Minas Gerais, marcada para a quinta-feira, para tentar deflagrar uma reação ao crescimento da candidata petista, Dilma Rousseff.
Mas, atordoado com o resultado da última pesquisa Datafolha, que aponta uma queda de 14 para apenas quatro pontos da vantagem de Serra em relação a Dilma - ele hoje teria 32% e ela, 28% - , o PSDB ainda não tem uma estratégia para reverter esse quadro negativo ao longo da campanha eleitoral.
Serra já confirmou presença no evento em Minas, mas existe o temor entre seus aliados de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareça à cerimônia e atrapalhe a festa tucana. ( Leia também: Lula diz que governo de Dilma terá a cara dela )
- Esse encontro em Minas deve funcionar como um clamor nacional para que Aécio seja o vice - disse a vice-presidente nacional do PSDB, senadora Marisa Serrano (MS).
O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), minimizou as últimas declarações de Aécio, que nesta segunda-feira negou a possibilidade de compor uma chapa puro-sangue , alegando ser mestiço.
- Já ouvi isso há um ano, que ele (Aécio) não vai ser candidato a vice. Claro que se Aécio quisesse ser vice, ajudaria - ponderou Guerra.
Para aliados, Serra deve manter operação 'nervos de aço'
Serra enfrenta o desgaste decorrente das enchentes em São Paulo. O próximo programa partidário do PSDB só deverá ir ao ar na segunda quinzena de junho, enquanto sua adversária permanecerá com grande destaque na mídia com ações de governo durante todo o mês de março.
" Serra tem de fazer um gesto claro nesta direção sem dizer que é candidato "
________________________________________
- Serra tem de fazer um gesto claro nesta direção sem dizer que é candidato. Ele tem de ratificar essa posição com alguns gestos, e o partido tem de se mobilizar como se Serra já fosse candidato - defendeu o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA), um dos principais interlocutores de Serra.
- As forças que apoiam a candidatura do governador José Serra têm duas opções: ou se mobilizam para a luta ou serão superadas. Os partidos de oposição estão sendo desafiados para a luta - reforçou Guerra.
Pessoas próximas a Serra não acreditam na antecipação do lançamento de candidatura. Para eles, o governador paulista deve manter a operação "nervos de aço" para resistir à pressão de se lançar candidato à Presidência da República logo. Pessoas próximas a ele não acreditam na antecipação do lançamento de candidatura, mesmo depois das recentes pesquisas.
" Desde dezembro, o governador sofre pressão. Mas ele não deve abrir mão da operação nervos de aço "
________________________________________
- Desde dezembro, o governador sofre pressão dentro e fora do partido para antecipar a sua candidatura. Mas ele não deve abrir mão da operação nervos de aço para se manter firme em seu propósito - disse um aliado próximo ao governador.
A expectativa é que Serra anuncie sua candidatura à Presidência só no fim do prazo para se desincompatibilizar do cargo. Até lá, subirá em palanques para entregar obras. O governador tem dedicado boa parte de sua semana em viagens pelo interior de São Paulo.