quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

o debate da economia em 2010

Não é o debate sobre a crise econômica de 2009 que deve se fazer presente na campanha eleitoral deste ano. Mas que ela, a economia vai entrar em pauta não há dúvida. Na realidade ela está presente desde há algum tempo, antes mesmo do Cruzado, Moratória, Plano Real etc. Agora o governo admite usar suas ações, diante da última crise internacional, durante os debates.
Não é por acaso que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, quase saiu vice pelo PMDB. E estará de alguma forma presente nos debates. Ao PSDB restará alguns trunfos como o Plano Real, Proer e as ações desenvolvidas durante a transição com o empréstimo-ponte com FMI para o novo governo e os conselhos do seu presidente do Banco Central, Armínio Fraga ao novo governo. Isso passou,
Agora o atual governo pretende usar o seu momento, independente dos antecedentes. E que lhe permitem alguns planos de repercussão popular. Mais uma vez, como quase sempre ocorreu, com variações de intensidade, a economia vai estar presente no debate e com ela as realizações que ela propiciou. Até agora enigmático, o tucano José Serra, sabe o que governo Fernando Henrique fez, por isso a expectativa gira em torno de Dilma Rousseff, que mesmo não tendo exercido cargo na área econômica, está atualizada.
A assessoria de Meirelles, agora um político definido e ativo politicamente, ao ponto de quase sair candidato a vice de Dilma, ao contrário de Pedro Malan, pode ser útil ao PT nesse debate. No qual o ex-presidente Fernando Henrique já deu mostras de que não estará alheio.